A CIP participou na 111ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho, da Organização Internacional do Trabalho, que decorreu em Genebra, de 5 a 16 de junho.

A Confederação integrou a delegação empregadora, como delegada suplente, tendo a sua representante, Alexandra Freire, participado nos trabalhos da Comissão de Discussão Recorrente sobre a Proteção Social (Proteção no trabalho).

A Comissão abordou três temas: 1) As principais tendências, implicações e prioridades no acesso à proteção no trabalho; 2) Políticas, regulação e medidas adotadas pelos membros constituintes da OIT para lidarem com as oportunidades e desafios à obtenção da proteção no trabalho e 3) Ações prioritárias a adotar pela OIT e o reforço do seu papel no sistema multilateral, para obter avanços na proteção no trabalho.

As conclusões adotadas por esta Comissão podem ser consultadas aqui.

Fizeram parte da agenda as seguintes Comissões técnicas: Comissão de Aplicação das Normas, Comissão normativa sobre as Aprendizagens, que adotou uma Recomendação para as Aprendizagens de Qualidade, Comissão sobre a discussão geral – Transição Justa, e a Comissão dos Assuntos Gerais.

Os documentos adotados durante a Conferência Internacional do Trabalho da OIT estão disponíveis aqui.