A CIP – Confederação Empresarial de Portugal fez-se representar no 9th Cohesion Forum, um evento de alto nível da Comissão Europeia, que decorreu em Bruxelas, dias 11 e 12 de abril, onde foram apresentadas as conclusões do último relatório sobre a coesão na União Europeia (UE). Foi ainda lançado o debate sobre o futuro da política regional europeia e sobre o importante papel que a política de coesão desempenha na melhoria do bem-estar de todas as pessoas que vivem na Europa.
Numa altura de importantes desenvolvimentos climáticos, tecnológicos, demográficos e geopolíticos, a política de coesão da UE tem de evoluir para cumprir o ambicioso objetivo de tornar as regiões da Europa mais resilientes, competitivas e inclusivas, abraçando a transição ecológica e digital e melhorando as oportunidades para todos os cidadãos europeus.

Joana Valente, Head of EU Office da CIP, referiu a este propósito que «Os desafios económicos e geopolíticos atuais trazem novas prioridades europeias, com impactos orçamentais consideráveis, e que colocam em risco os fundos disponíveis para a política regional. Não podemos esquecer que a convergência é fundamental para o bom funcionamento do mercado interno. A política regional europeia tem de ser defendida – mas há margem para melhorias. Precisamos nomeadamente de um quadro simplificado que permita um uso mais eficiente e célere dos fundos.»

Na abertura do evento, a Comissária Elisa Ferreira salientou os principais resultados do relatório de coesão, que mostra avanços na convergência. De acordo com o relatório, no final de 2022, o financiamento da política de coesão entre 2014 e 2020 tinha apoiado mais de 4,4 milhões de empresas, criado 370 000 postos de trabalho e representado cerca de 13% do investimento público total na UE, atingindo 51% nos Estados-Membros menos desenvolvidos. Mas há muitos desafios que subsistem, nomeadamente disparidades infranacionais, pelo que é necessário refletir sobre a forma como a política de coesão pode continuar a garantir que nenhuma região seja deixada para trás no contexto das mudanças estruturais em curso.

O evento contou com inúmeros representantes de topo ligados não só às Instituições Europeias, como Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, e Roberta Metsola, Presidente do Parlamento Europeu, mas também autoridades nacionais, regionais e locais de todos os Estados-Membros, parceiros sociais e económicos, organizações não-governamentais  e personalidades ligadas à academia.