Rafael Alves Rocha, Diretor-geral da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, recebeu no passado dia 30 de abril, em Lisboa, o Chefe de Missão Adjunto da Embaixada do Japão, Shoji Ryuno. Deste encontro participaram ainda Takahiro Iwato, Primeiro Secretário da Embaixada do Japão, e Ivan Meneses e Tomás Delgado, da Direção de Relações Internacionais da CIP.

Na reunião, a delegação japonesa enfatizou a importância de encetar uma colaboração entre empresas de Portugal e Japão em diversas áreas, nomeadamente energia (solar, eólica e hidrogénio verde), defesa e matérias-primas. Aproveitando a ocasião, informou a CIP das diversas dificuldades que os empresários e investidores nipónicos encontram no mercado português.

O Diretor-geral da CIP aproveitou para relevar o papel da CIP junto do tecido empresarial português e junto do Governo, assim como explicar a importância das propostas contidas no Pacto Social, apresentado pela CIP em setembro de 2023.

Para o futuro, as delegações acordaram partilhar mutuamente informação acerca de oportunidades de investimento em ambos os países.