No passado dia 3 de maio, Armindo Monteiro, Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, reuniu em Lisboa com o Embaixador do Irão, Seyed Majid Tafreshi, com o intuito de aproximar as duas entidades, de forma a promover a dinamização da cooperação económica entre os dois países. Deste encontro participaram ainda Daryoush Soleimani, Conselheiro de Embaixada do Irão, e Ivan Meneses, da Direção de Relações Internacionais da CIP.
Da reunião emanou um entendimento para a criação de oportunidades de investimento no Irão, na área das TIC, matérias-primas e produção de medicamentos, assim como parcerias para projetos em África, uma região de interesse para ambos os países.
A economia do Irão baseia-se na produção de petróleo, que representa 75% das receitas em divisas. A extração do cobre, do ferro e do gás natural são também importantes para o país. Ao nível industrial, para além do petróleo, são também de referir os produtos petroquímicos e gás, e, por exemplo, os fertilizantes, soda cáustica, têxteis, cimento, outros materiais de construção, processamento de alimentos, em particular refinação de açúcar e produção de óleo vegetal, e produção de metais ferrosos e não ferrosos.
Em termos de oportunidades de negócio, o Irão poderá ser um mercado interessante para os transportes, desenvolvimento urbano, petróleo, gás, energias renováveis, infraestruturas, entre outros.