A Comissária Europeia Elisa Ferreira foi convidada do Ciclo de Debates da CIP «As Vozes da Europa», e participou no dia 10 de maio numa conversa com os Associados da Confederação Empresarial de Portugal sobre «O futuro da política regional europeia e o uso dos fundos europeus», tendo sido recebida pelo Presidente da CIP, Armindo Monteiro, e o Vice-Presidente, Jorge Henriques.
A Comissária Europeia relembrou a importância da política de coesão para o projeto europeu e para que a União Europeia (UE) consiga enfrentar os importantes desafios que tem pela frente. O que acontece a um país ou a uma região diz respeito a todos os europeus. É por isso que a Política de Coesão é tão fundamental para o projeto europeu.
Durante a sua apresentação, Elisa Ferreira mostrou vários exemplos do 9º relatório da coesão, reforçando a mensagem que «A Política de Coesão funciona.» No entanto, reconhece que ainda há muito por fazer e que são necessárias medidas de simplificação, novos métodos de execução e instrumentos de investimento.
No seguimento do evento, Armindo Monteiro referiu que “Temos novas prioridades europeias, nomeadamente ao nível da segurança e da defesa, e estas terão impactos orçamentais consideráveis. A transição verde terá também de continuar, com enormes necessidades de investimento. E temos ainda questões ligadas ao alargamento. Dado que os líderes europeus estão normalmente muito relutantes em aumentar o orçamento europeu, isto poderá significar cortes significativos noutras políticas europeias.” Acrescentou ainda que “a necessidade de a UE ter uma política de coesão forte deve ser inequívoca para todos” – para isso é preciso reduzir drasticamente as atuais complexidades e o excesso de burocracia, e os projetos selecionados devem ser estruturantes e impactar a economia das regiões onde se inserem. De outra forma, esta política manter-se-á vulnerável a críticas e cortes orçamentais.