O Presidente da CIP, Armindo Monteiro, recebeu, no passado dia 6 de maio, em Lisboa, o Embaixador do Reino da Dinamarca, Lars Steen Nielsen. Deste encontro participaram também Maj Tellefsen, Chefe de Missão Adjunta da Embaixada do Reino da Dinamarca, Rafael Alves Rocha, Diretor-Geral da CIP, e Ivan Meneses, da Direção de Relações Internacionais da Confederação.
A delegação dinamarquesa abordou os interesses das empresas e de investidores junto do mercado português, nomeadamente quanto a projetos associados às energias renováveis e hidrogénio verde e, ainda, acerca de possíveis projetos na área da transição verde em África.
A CIP aprofundou a informação sobre o enquadramento legal vigente na Dinamarca em matéria de contribuições para o sistema fiscal e de segurança social.
A Dinamarca é a terceira maior economia nórdica (3.º maior PIB per capita da UE, de acordo com o Banco Mundial), dotada de excelentes condições infraestruturais, tecnológicas e geoestratégicas, e defensora de políticas que incentivam a livre iniciativa.
Segundo o INE, a Dinamarca foi o 22º cliente das exportações portuguesas de bens em 2023, com uma quota de 0,6%, ocupando a 27ª posição ao nível das importações (0,4%). Ao longo do período 2019-2023 verificou-se um crescimento médio anual das exportações de 1,0% e de 4,2% nas importações.