Num momento em que, na agenda europeia, sobressai o debate sobre clima e ambiente, a CIP – Confederação Empresarial de Portugal esteve presente num evento em Bruxelas, onde a CEMBUREAU e a ATIC, as associações europeia e nacional do cimento, apresentaram as suas preocupações relativamente a esta temática.

Gonçalo Salazar Leite, Presidente da CEMBUREAU, e Luís Fernandes, Presidente do Conselho Executivo da ATIC, apresentaram a importância fundamental do setor, que emprega diretamente e indiretamente 5000 pessoas em Portugal (chegando às 117 mil pessoas quando contabilizadas indústrias da fileira do cimento e outras indústrias de materiais de construção), bem como as vantagens do uso do cimento e betão como matérias-primas insubstituíveis.

A CEMBUREAU e a ATIC explicaram ainda os desafios que enfrentam, nomeadamente de a inovação e o progresso tecnológico nem sempre conseguirem acompanhar as alterações legislativas. Simultaneamente, explicaram que o investimento em inovação, de forma a minimizar os impactos ambientais do sector, continua no topo das prioridades destas associações.