A CIP – Confederação Empresarial de Portugal recebeu ontem, dia 6 de fevereiro, uma delegação da Organização Internacional para as Migrações – Portugal (OIM-Portugal). O encontro, que contou com a participação do Presidente da CIP, Armindo Monteiro, e do Chefe de Missão da OIM-Portugal, Vasco Malta, serviu para estreitar os laços de cooperação entre as duas organizações.

A oferta de um projeto de vida estendido para além da oferta de trabalho que inclua melhores serviços de saúde, educação e habitação aos imigrantes, uma inclusão desses imigrantes que seja acompanhada de um compromisso ético (e não apenas salarial), e a atração de imigração qualificada, mais qualificada e muito qualificada foram alguns dos temas em cima da mesa.

De resto, os representantes da OIM-Portugal aproveitaram para apresentar o projeto «Talentos Deslocados para a Europa (DT4E)», programa que visa estabelecer contacto entre pessoas altamente qualificadas hoje na Jordânia e no Líbano, e empregadores na Bélgica, Irlanda, Portugal e Reino Unido. Um exemplo concreto de políticas ativas de atração de imigração qualificada.