Projeto Promova
3ª EDIÇÃO
As candidaturas para a 3ª edição já encerraram!
Queremos continuar a contribuir para aumentar a presença de mulheres na atividade empresarial portuguesa em funções de gestão de maior responsabilidade. As nossas empresas e a sociedade em geral beneficiarão da diversidade de perspetivas na tomada de decisões estratégicas.
Se quiser saber mais sobre o projeto contacte-nos!
Conheça a BROCHURA, o ROADMAP e CANDIDATE-SE à 4.º edição.
O Projeto Promova
Com o Promova queremos contribuir para aumentar a presença de mulheres na atividade empresarial portuguesa, em funções de gestão de maior responsabilidade. Ao fazer isso, as nossas empresas, e a sociedade em geral, beneficiarão da diversidade de perspetivas na tomada de decisões estratégicas das empresas.
Objetivo
O objetivo principal deste projeto é identificar e desenvolver talentos femininos com potencial de liderança, com o objetivo de fomentar a sua promoção a funções de gestão de topo das empresas, contribuindo desse modo para diminuir o gap da igualdade de género. Será um exemplo para toda a sociedade e cadeia de comando das organizações, contribuindo para quebrar barreiras, que ainda existem, no acesso a posições e funções de topo nas empresas.
COMO?
- Fomentando o acesso das mulheres, enquanto profissionais altamente qualificadas, a posições de decisão em organizações privadas;
- Reforçando os conhecimentos, as ferramentas e as competências de mulheres com ambições de desenvolvimento para funções de liderança de maior responsabilidade e impacto, ajudando-as a tornarem-se líderes inspiradoras, capazes de fomentar a mudança e inovação nas suas organizações e também nas suas próprias carreiras;
- Construindo redes que possibilitem relações com as demais participantes, e entre as participantes e os especialistas e oradores convidados;
- Desenvolvendo um plano individual visando a realização das metas profissionais pretendidas e incentivando a sua transição para funções de direção e administração;
- Sensibilizando as empresas para as vantagens, nomeadamente para a sua competitividade, de promoverem um maior equilíbrio de género na gestão de topo das empresas;
- Consciencializando empresas, pessoas e a sociedade em geral para a temática da “Conciliação e Igualdade de Género”, de modo a superar barreiras culturais que ainda impedem as mulheres de alcançar um dos objetivos deste Projeto: a igualdade de oportunidades para homens e para mulheres, nomeadamente em funções de gestão de topo nas organizações.
A quem se dirige
Qualquer empresa sensibilizada para a promoção da igualdade de género no local de trabalho e mulheres executivas interessadas no projeto desde que tenham o apoio da empresa onde trabalham.
Como funciona
O Projeto Promova tem a duração de um ano e é composto por várias momentos e metodologias de aprendizagem que permitem não só o upskill de competências, mas também o desenvolvimento de laços em torno de uma causa comum e transversal a várias culturas – a diversidade de género.
Módulos Formativos
O programa formativo considera 12 dias de formação ao longo de sete meses, repartidos por três módulos. As sessões serão realizadas em blocos de três dias por mês.
MÓDULO 1 (3 dias/junho)
PROPÓSITO – Autoconhecimento. Autoconfiança. Assertividade. Foco e Locus de Controlo.
MÓDULO 2 (3 dias/setembro)
Transformação – Contexto atual. Posicionamento. Conhecimento. Influência e poder. Construção de alianças.
MÓDULO 3 (3 dias + 3 dias/novembro e janeiro)
IMPACTO – Antecipação e estratégia. Liderança. Inovação e disrupção. Mudança e agilidade. Ferramentas.
Antes do início do Programa:
- Assessement (Leadership Compass 360º)
- Questionário Online
No final do Programa:
- Leadership Compass 360º
- MentorIa Cruzada
Nota: O programa formativo tem um custo associado. Consulte-nos para mais informações.
Outras Atividades de Desenvolvimento
Para além da formação em sala, o Projeto Promova complementa a formação com outras atividades igualmente importantes e essenciais para o desenvolvimento profissional das participantes. O objetivo dessas atividades é facilitar o acesso das mulheres às redes profissionais tradicionalmente masculinas e contribuir para uma mudança na cultura.
COACHING (5 sessões)
Antes do início da formação em sala, as participantes irão realizar uma avaliação 360º, que servirá como base para sessões de coaching no início, ao longo e no final do programa. Essas sessões serão finalizadas com cada participante definindo o seu próprio Plano de Desenvolvimento Individual, de acordo com os seus objetivos.
MENTORIA CRUZADA (8 horas)
Cada participante terá o seu próprio mentor. Este será um alto executivo de uma empresa que não a sua. O objetivo é que os altos executivos das empresas das participantes se envolvam no projeto como mentores de outras pessoas.
ATIVIDADES DE NETWORKING
O projeto inclui vários eventos e reuniões profissionais em locais a agendar. Essas reuniões profissionais terão formatos diferentes, embora todos pretendam proporcionar aos participantes a oportunidade real de conhecer e interagir com altos quadros executivos de empresas participantes e da comunidade empresarial em geral (pequenos almoços, fóruns de CEOs, outros fóruns e workshops).
Será criada uma comunidade online na qual participantes, empresas e altos quadros executivos possam participar ativamente. O objetivo é fortalecer as redes profissionais das participantes.
Requisitos de Participação
REQUISITOS MÍNIMOS DAS CANDIDATAS
- Licenciatura ou nível de estudos superiores equiparável.
- Experiência profissional mínima de 10 anos (15 anos preferencial)
- Exercer um cargo de responsabilidade à data atual.
- Nível de Inglês (B2).
- Apresentar uma carta de apoio da empresa onde trabalha.
Pode imprimir a carta de apoio da empresa aqui.
OUTROS FATORES QUE INFLUENCIAM POSITIVAMENTE A CANDIDATURA
- Nível do mentor proposto.
- Outros certificados e diplomas.
- Idiomas.
- Tipo de experiência profissional (número de colaboradores que gere; nível de responsabilidade, posição hierárquica na empresa, etc.).
- Projeção profissional.
- Experiência internacional.