No passado dia 4 de junho, a CIP – Confederação Empresarial de Portugal, representada pelo seu Diretor Executivo de Relações Sócio-Laborais, Nuno Biscaya, esteve presente na conferência da Organização Internacional para as Migrações (OIM) dedicada ao tema «Migração laboral: que futuro?». Durante a sessão foi apresentado o «Plano de ação para uma migração laboral bem gerida» elaborado pela OIM. Esta conferência teve lugar um dia após a apresentação, pelo Governo de Portugal, do «Plano de Ação para as Migrações».
Nuno Biscaya participou no painel «Principais desafios e oportunidades para uma migração bem gerida no âmbito do desenvolvimento sustentável», onde defendeu a necessidade de se conceber uma política de imigração programada, que contribua para o desenvolvimento económico e social equitativo do País, focada em dar resposta à escassez de mão de obra recrutável, seja de trabalhadores qualificados ou não, através de medidas transparentes e bem estruturadas, que permitam prevenir o trabalho ilegal ou irregular, bem como as consequências humanas e sociais que estão associadas a estas situações. A integração adequada na sociedade foi também ressaltada.
No painel foi, ainda, reconhecida a necessidade de continuar a simplificar os processos e desburocratizar os procedimentos necessários à admissão de trabalhadores estrangeiros no nosso País e de envolver as Associações Empresariais e as Empresas nos processos de identificação de carências, presentes e futuras, de profissionais no mercado de trabalho, bem como no levantamento e reconhecimento rigoroso e permanente das qualificações e competências dos imigrantes.
A OIM é a uma organização intergovernamental na área das migrações que possui 175 Estados-Membros e está presente em mais de 100 países.