A CIP – Confederação Empresarial de Portugal participou, no dia 26 de novembro, na reunião da Comissão Permanente de Concertação Social (CPCS), onde foram apresentadas as linhas gerais do Acordo de Parceria com vista ao Portugal 2030. Estiveram também presentes na reunião o Ministro do Planeamento, Nelson de Souza, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, para além do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

A CIP apresentou os seus comentários, centrados na defesa de uma maior concentração dos fundos europeus no apoio direto às empresas, criticando em particular a escassez de verbas previstas para o apoio às empresas na formação de ativos.

Foram também alvo das preocupações da CIP a necessidade de articulação entre o PRR e o Portugal 2030, as lacunas entre os constrangimentos detetados no diagnóstico e as principais áreas de programação definidas, a falta de uma visão de um Estado ao serviço dos cidadãos e das empresas e a necessidade de uma maior clareza nos objetivos e nos indicadores do investimento público.

Foto: CES – Conselho Económico e Social (página de Facebook)