A CIP – Confederação Empresarial de Portugal, a Fundação Repsol e a Fundación Corell organizaram no passado dia 5 de julho de 2023, em Lisboa, o “Fórum Luso-espanhol: O espaço ibérico conectado para acelerar a descarbonização”.

A sessão de abertura contou com as intervenções de Armindo Monteiro, Presidente da CIP, Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Antonio Brufau, Presidente da Repsol, e de Marcos Basante, Presidente da Fundación Corell e da ASTIC (Associação Internacional dos Transportes Rodoviários).

Armindo Monteiro, Presidente da Confederação Empresarial de Portugal, destacou que a “transição energética é fundamental, contudo esta tem de ser justa para salvaguardar tanto o pilar social como o pilar económico”.

De seguida, o Presidente da Petronor, Emiliano López Atxurra, abordou o tema: “A transição energética como oportunidade para o desenvolvimento tecnológico e a reindustrialização da Península Ibérica”.

Seguiram-se duas mesas de debate, sobre a “Logística e conectividade digital, catalisadores da transição energética”, e sobre “Desenvolvimento tecnológico e industrial para a transição energética na Península Ibérica”.

O fórum terminou com as intervenções de António Calçada, Vice-Presidente e Diretor-geral da Fundación Repsol, e de Duarte Cordeiro, Senhor Ministro do Ambiente e da Ação Climática.