O Conselho de Presidentes da BusinessEurope reuniu, em formato extraordinário, de forma a debater a situação atual, no seguimento da invasão da Ucrânia pela Rússia, e de forma a preparar uma mensagem da comunidade empresarial com vista ao Conselho Europeu informal, que decorreu em Versailles a 10 e 11 de março.

Nesta carta, as empresas europeias defendem as sanções que têm vindo a ser impostas pela UE, e condena vivamente as ações da Rússia. Defendem, também, que a força da UE advém do seu poder económico, com base nos valores europeus, e daí a necessidade de se mitigarem as sérias consequências que já se fazem sentir, de se reduzir a dependência energética, e de se reforçar a capacidade de defesa da UE.

O Presidente António Saraiva defendeu o papel ativo que a comunidade empresarial tem vindo a demonstrar, e a sua preocupação face ao acentuar dos constrangimentos enfrentados pelas empresas.  No que diz respeito a medidas de apoio, defendeu que estas devem ser extraordinárias e temporárias, dirigidas às empresas enquanto o problema persistir, e de acordo com a sua necessidade, tipologia e sector.