No âmbito da reunião das delegações ministeriais dos países do D9+ (os 12 países europeus, incluindo Portugal, com melhor classificação no Índice Anual de Economia e Sociedade Digital da Comissão Europeia), organizada pela Chéquia em Praga, teve lugar a primeira reunião conjunta com representantes das principais confederações empresariais dos respetivos países do D9+.

Durante este encontro, o Grupo Informal das Confederações Empresariais D9+, no qual a CIP participa, apresentou uma posição conjunta, das quais destacamos as seguintes recomendações:

  • Intensificar o impulso da iniciativa “Década Digital da Europa” e das agendas digitais nacionais;
  • Trabalhar com vista a, e não contra, mais inovação digital e de dados, em particular no que concerne à sua regulamentação e governança, de forma a assegurar a liderança da UE em matéria digital.
  • Cooperar com parceiros comuns para reduzir as barreiras globais à promoção do comércio digital e da inovação, incluindo a cooperação transatlântica, reiterando o apoio total ao EU-US Trade and Technology Council (TTC).

O Grupo Informal das Confederações Empresariais D9+ tem como objetivo identificar e trabalhar em conjunto oportunidades para melhorar políticas digitais europeias em prol das empresas e da competitividade da economia europeia, contribuindo, apoiando e reforçando o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Estado-Membros nestas matérias.

Na última reunião do Grupo das Confederações D9+, que teve lugar a 27 de outubro de 2021, no Luxemburgo, foi apresentada a sua primeira posição conjunta. Conheça as conclusões desta reunião aqui.