A Senhora Embaixadora da República da Estónia, Moonika Kase, foi recebida pelo Presidente da CIP, António Saraiva, por forma a apresentar-se e conversar sobre as relações Estónia-Portugal e oportunidades de cooperação.

Segundo o INE, a Estónia foi o 61º cliente das exportações portuguesas de bens em 2021, com uma quota de 0,1% no total, ocupando a 78ª posição ao nível das importações (0,03%). A balança comercial de bens foi favorável ao nosso país, tendo apresentado um excedente de 20 milhões de euros em 2021.

Membro da UE desde 2004 e da Zona Euro desde 2011, a Estónia é uma pequena economia de mercado com um grande grau de abertura (em 2020, as exportações de bens e serviços representaram 66,9% do PIB) e que tem tirado partido das oportunidades decorrentes do Mercado Único, em especial na captação de investimento estrangeiro.

A estrutura económica do país assenta, sobretudo, no sector dos serviços (72,3% do PIB), com destaque para a eletrónica e para as telecomunicações, confirmando uma aposta em produtos de alta intensidade tecnológica.