A CIP participou na consulta pública promovida pela Comissão Europeia sobre o processo de revisão das regras aplicáveis ao registo, à avaliação, à autorização e à restrição de produtos químicos na UE (REACH). 

 A indústria nacional compreende a necessidade de rever estas regras tendo em conta os objetivos do Pacto Ecológico, para aumentar a capacidade do sistema para regular substâncias nocivas. Mas tendo em conta algumas das alterações propostas, preocupa-nos existir um sério risco do bloqueio à inovação e competitividade da indústria. 

 Para desenvolver e usar soluções inovadoras e tecnologias socialmente relevantes no futuro, deve continuar a ser possível produzir e usar produtos químicos perigosos desde que se garantam condições de uso seguras, que se previnam suficientemente quaisquer impactos prejudiciais à saúde humana ou ao meio ambiente. 

 A revisão prevista do REACH, por enquanto, representa uma mudança de paradigma, de uma abordagem comprovada baseada em riscos para uma abordagem baseada em perigos cujo risco não é avaliado. A segurança do investimento deve ser garantida, o que inclui um ambiente regulatório estável para as empresas. 

Conheça o documento AQUI.