A CIP, após ter tomado conhecimento da proposta do organismo nacional de normalização francês (AFNOR), remetida à Organização Internacional para a Normalização (ISO), no sentido de atualizar a norma ISO 26000 e criar um comité técnico sobre responsabilidade social, remeteu uma comunicação ao membro nacional da ISO a solicitar que o mesmo vote contra tal proposta pelas razões que seguidamente se sintetizam:

  1. A ISO 26000 permanece válida e não necessita ser atualizada.
  2. A ISO 26000 não foi concebida e não é apropriada para fins de certificação (foi usada em alguns casos, mas de forma que se considera inadequada). A ISO 26000 visa, isso sim, fornecer uma orientação sobre responsabilidade social e como integrá-la dentro das organizações.
  3. Qualquer revisão da ISO 26000 pode enfraquecer o seu impacto e o consenso – equilibrado – já alcançado.
  4. O estabelecimento ou criação de um novo comité técnico da ISO levará, com alguma probabilidade, a uma infinidade de novos padrões da ISO em muitas e diferentes áreas, o que é suscetível de criar encargos adicionais para as empresas, particularmente num momento em que todos, enquanto sociedade, procuramos promover a resiliência das empresas e, assim, a manutenção do emprego.