A CIP – Confederação Empresarial de Portugal assinou hoje, dia 13 de novembro, um protocolo de cooperação com a sua congénere checa, a SP CR – Confederation of Industry of the Czech Republic, durante o Fórum Empresarial Portugal – República Checa (vídeo disponível aqui). A cerimónia contou com a presença do Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e do seu homólogo checo, Tomáš Petříček, do Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, do Embaixador da República Checa em Portugal. bem como dos Presidentes da CIP e da SP CR, António Saraiva e Jaroslav Hanák, respetivamente.

Com a assinatura do protocolo, as confederações patronais portuguesa e checa comprometeram-se a estreitar os laços de cooperação económica entre os empresários dos dois países, promover e apoiar missões empresariais, trocar informações relevantes sobre as atividades económicas e identificar e eliminar obstáculos ao comércio e investimento.

Durante a sua intervenção, o Presidente da CIP identificou várias oportunidades de cooperação comercial bilateral no quadro da União Europeia, na conquista por mercados externos como o Mercosul e África.

A sessão contou com a participação remota de Rita Araújo e de Martin Partl, representantes das agências de comércio e investimento dos dois países – AICEP e Czechinvest -, que apresentaram o ambiente de negócios nos respetivos países.