Armindo Monteiro, Vice-Presidente da CIP, participou enquanto orador do painel “Os impostos e os desafios da competitividade nacional”, no Seminário sobre Fiscalidade da Ordem dos Economistas, que decorreu no passado dia 16 de fevereiro de 2023, na Sede da Ordem dos Economistas, em Lisboa.

Na sua intervenção referiu, nomeadamente, que Portugal tem de pôr a fiscalidade ao serviço da economia. Além disso, afirmou que não há previsibilidade nem racionalidade no sistema fiscal e que há um excesso de obrigações fiscais para as empresas, as quais são caras e complexas. Armindo Monteiro salientou, também, a importância de realizar avaliações de impacto de algumas medidas fiscais, algo que não é feito atualmente.

Este painel, composto, ainda, por Manuela Ferreira Leite, e Pedro Ginjeira do Nascimento (Secretário-Geral da Associação Roundtable Portugal – BRP), teve como temas principais a relação custo/benefício entre os impostos e os serviços públicos de excelência, como moeda de troca para uma carga fiscal elevada; qual o papel dos impostos no teatro da competitividade nacional e na atração de investimento à economia; como se poderá reduzir a complexidade administrativa/custos de contexto que são impostos às empresas; e, numa economia cada vez mais digital, desmaterializada e global, por que novos caminhos segue a tributação.

Para saber mais sobre o evento pode consultar o website da Ordem dos Economistas.