Nota de pesar pelo falecimento de João Gomes Esteves
(1944-2021)

O associativismo empresarial está mais pobre, tendo perdido um dos seus mais diletos líderes.

João Gomes Esteves, antigo dirigente e Presidente da Assembleia Geral da CIP-Confederação Empresarial de Portugal, licenciou-se em medicina veterinária em 1968, foi docente da Universidade de Medicina Veterinária de Lisboa e Diretor Geral da Merck Sharp & Dohame. Realizou várias pós-graduações, da Universidade de Columbia, nos EUA, à INSEAD, entre muitas outras.

Durante 12 anos presidiu à Direção da APIFARMA, tendo depois continuado como seu Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, período no qual marcou a indústria farmacêutica nacional. Foi membro da EFPIA – European Federation of Pharmaceutical Association e da IFPMA – International Federation of Pharmaceutical Manufactores Associations.

Integrando os órgãos sociais da CIP entre 2001 e 2014, tendo desempenhado as funções de seu Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, representou também esta Confederação na BusinessEurope da qual foi Vice-Presidente. Do seu empenho, experiência e clarividência, resultou um contributo indelével para o movimento associativo empresarial.

Em 2006, foi agraciado pelo Presidente Jorge Sampaio com a comenda da Ordem de Mérito e em 2015 recebeu a Medalha de Ouro do Ministério da Saúde.

Portugal, a economia nacional e a indústria farmacêutica muito lhe devem. O associativismo empresarial lembrá-lo-á como um líder ímpar e um dos seus mais nobres representantes.

Como usava dizer: Não há avanços pessoais, nem resultados institucionais, sem respeito pela integridade e pela honestidade”.

A hora é de lembrar uma vida pautada por princípios de honestidade, integridade e enorme humanidade. João Gomes Esteves partiu, mas não o seu legado. Esse nunca se extinguirá!

Até sempre. Obrigado!