A CIP esteve representada pelo seu Vice-Presidente, Oscar Gaspar, na Conferência Thinking Football Summit 2021, realizada pela Liga Portugal no dia 22 de janeiro.

Oscar Gaspar participou no painel dedicado ao impacto financeiro da covid-19 no setor do futebol, onde teve oportunidade de realçar que, face à dimensão da crise económica que decorre da crise pandémica, há absoluta necessidade de as autoridades tomarem as medidas que permitam apoiar a economia e a manutenção do emprego. A CIP tem apresentado propostas para a capitalização das empresas portuguesas, para a promoção da competitividade da economia nacional, começando desde já a canalizar adequadamente a bazuca europeia.

A crise também atingiu profundamente o setor do futebol, com impactos diretos (menos eventos, inexistência de público, formação de atletas em causa, menor valor de mercado, etc.) e também indiretos (no turismo, na publicidade, no digital, etc.) e tal exige medidas como:

  1. Assumir a componente económica do setor e das empresas envolvidas;
  2. Apoios específicos para um setor diretamente afetado;
  3. Procura de novas áreas para obtenção de receitas, nomeadamente potenciando do ponto de vista comercial o digital e aumentando a oferta de serviços para os adeptos.