A confiança das empresas e consumidores subiu no arranque do ano. Ainda assim, a perda de velocidade da economia portuguesa não se inverteu.

As conclusões do Barómetro ISEG/CIP de fevereiro sugerem que o melhor desempenho do país no quarto trimestre de 2023 — o inesperado crescimento em cadeia de 0,8% do PIB — não inverteu a tendência para a desaceleração da economia portuguesa, que prossegue em linha com a evolução prevista para a área do euro. A escassez de dados em relação ao início deste ano significa, no entanto, que apenas no próximo relatório será possível obter informação mais conclusiva quanto ao andamento do primeiro trimestre.

A pouca informação disponível é, todavia, positiva, designadamente a subida, em janeiro, de dois indicadores de confiança: o das empresas — com exceção do comércio a retalho —, e o dos consumidores, o que acontece pelo segundo mês consecutivo, depois de 120 dias em queda. O aumento robusto do consumo de cimento é outro sinal positivo.

Contudo, desta vez não será de esperar mais uma inversão da tendência de desaceleração em termos homólogos — repetindo o que se verificou entre o terceiro e quatro trimestres de 2023. Para que isso acontecesse, a economia teria de crescer significativamente mais do que 1% em cadeia.

A previsão para 2024 do Barómetro mantém-se no intervalo de 1% a 2%, com uma amplitude que reflete a incerteza associada ao exercício de previsão na presente conjuntura.

Rafael Alves Rocha, diretor-geral da CIP: “Portugal evitou a recessão no último trimestre de 2023 e há alguns sinais positivos neste arranque de ano. Ainda assim, parecem insuficientes para contrariar a trajetória de travagem da economia europeia. As previsões de crescimento para 2024 foram revistas em baixa nas últimas semanas e, perante o quadro de incerteza nacional — designadamente os desfecho das legislativas de 10 de março —, mas também internacional, os decisores políticos não podem facilitar. Cada mês será uma obstáculo difícil a ultrapassar.”

Consulte o Barómetro de Conjuntura Económica CIP/ISEG de fevereiro aqui.