A TAP anunciou, no passado mês de julho, a renovação e o alargamento da sua carta de vinhos,  e pequenos, médios e grandes produtores nacionais responderam de forma expressiva ao concurso lançado pela companhia. No total, 812 vinhos de 124 produtores estiveram sob análise, o que correspondeu a um crescimento de 60 por cento face ao último concurso para atualização da carta de vinhos da TAP, realizado em 2013.

Um painel de 10 provadores, constituído por jornalistas especializados, críticos e escanções oriundos de Portugal, Brasil e Estados Unidos, elegeram, a 07 de setembro, os 50 vinhos que passarão a integrar a nova carta de vinhos servidos na classe executiva da TAP, já a partir de janeiro. A contraprova feita a bordo e a respetiva harmonização com as refeições, concluiu os dois dias de provas cegas realizadas no Myriad Crystal Center, em Lisboa. Mais de 200 vinhos, tintos, brancos, verdes, espumantes, moscatéis e portos, foram avaliados para se chegar à lista de finalistas que fizeram o seu estágio no ar.

Em outubro, tendo como base o mesmo concurso e já com uma pré-seleção de 60 vinhos realizada, serão feitas novas provas técnicas para se escolherem os tintos e os brancos que farão parte do serviço de bordo em classe económica.
Os produtores cujos vinhos não façam parte dos 50 eleitos terão a oportunidade de realizar ações pontuais com a TAP, em rotas ou mercados que considerem estratégicos para o seu negócio, estando, desta forma, a divulgação do vinho português aberta a todos os que pretendam associar-se à companhia aérea.

Com este projeto, a TAP passa a apresentar quatro cartas de vinhos distintas, renovadas semestralmente, que serão um cartão-de-visita mais representativo da diversidade e da qualidade dos vinhos que os clientes da companhia poderão encontrar à sua chegada a Portugal. Serão adquiridas 2,5 milhões de garrafas de produção exclusivamente nacional para os próximos dois anos, para servir os mais de 12 milhões de passageiros que escolhem a TAP para viajar, nas 85 rotas que irá operar até ao fim de 2017.

Recorde-se que a TAP já anunciou que esta “Wine Experience” irá englobar mais iniciativas, tais como formações certificadas em vinhos para os seus tripulantes, uma wine tour inédita por Portugal, com opinion makers, especialistas na área e jornalistas oriundos de vários países, e a organização de eventos internacionais de captação de novos públicos, com enfoque nos mercados brasileiro e norte-americano, entre mais novidades a divulgar em breve.

A TAP Portugal, associada da CIP, é a companhia aérea Portuguesa líder de mercado, e membro da Star Alliance desde 2005. A operar desde 1945, a companhia viu o seu processo de privatização concluído em 2015, ano em que celebrou 70 anos. Com Hub em Lisboa, plataforma privilegiada de acesso na Europa, na encruzilhada com África, América do Norte, Central e do Sul, a TAP é líder na operação entre a Europa e o Brasil. A partir do Verão 2017, a Rede TAP cobrirá 84 destinos em 34 países a nível mundial. Operando em média cerca de 2.500 voos por semana, a TAP dispõe de uma frota de 87 aeronaves: 66 aviões Airbus e 21 ao serviço da TAP Express, a nova marca comercial da companhia para a sua rede regional.

No âmbito do vasto plano de transformação da TAP em curso, na sequência da sua privatização, a companhia reestruturou a Rede, lançou novos produtos tarifários e anunciou, entre outras novidades, a renovação da sua frota de médio e longo curso a partir de 2018, a atualização e reconfiguração da frota presentemente em operação e o lançamento da TAP Express.

prova-de-vinhos-a-bordo   prova-de-vinhos-em-terra