Utilizar componentes na embalagem facilmente separáveis, preferir as embalagens incolores às coloridas, evitar que os rótulos ocupem mais de 2/3 da embalagem e procurar formatos facilmente desdobráveis ou espalmáveis são algumas das recomendações do Ponto Verde Lab, a plataforma digital, lançada pela Sociedade Ponto Verde (SPV), que desafia quem produz ou coloca as embalagens no mercado a apostar na inovação para a reciclagem e maior reciclabilidade de materiais.
Com foco no conceito de prevenção, a SPV desafia todos os agentes da cadeia de produção a desenvolverem, em conjunto, embalagens que sejam de raiz mais sustentáveis e com maior potencial de reciclabilidade após o consumo.

O consumidor e todo o ciclo económico estão cada vez mais exigentes e focados nas questões da sustentabilidade e circularidade. Para ajudar os seus clientes e parceiros nesta matéria, a SPV disponibiliza diversos guias na área reservada da plataforma Ponto Verde Lab, com a missão de devolver a cada embalagem o direito de ser reciclada e de partilhar as orientações necessárias para que cada uma se torne mais sustentável.

Um dos documentos recentemente divulgados foi o Guia Prático para a Conceção de Embalagens de Plástico – uma ferramenta que inclui não só as dez recomendações para desenhar uma embalagem mais fácil de reciclar como também orientações que permitem atuar de diferentes maneiras (na redução de peso, reciclagem e redesenho) mas sempre com o mesmo objetivo: fazer das embalagens de plástico o exemplo de sustentabilidade.
Ainda no Guia é possível encontrar a ferramenta Pack4Recycling, centrada igualmente no plástico, que permitirá auxiliar nas escolhas necessárias ao longo de todo o processo de conceção e contribuir para o aumento da reciclabilidade das embalagens.

O documento encontra-se disponível na área reservada da plataforma, podendo ser consultado e descarregado. Se ainda não possui conta, bastará proceder ao seu registo para ter acesso a este e aos restantes Guias disponibilizados.

É essencial atuar na base de inovação de embalagem, apoiando e acompanhando a evolução de todos os embaladores e fabricantes, para que consigamos mais e melhor reciclagem e uma valorização efetiva de materiais e da economia circular.

É necessário criar novos processos que permitam pensar as embalagens de forma mais equilibrada para o ambiente, para que cada uma tenha o seu lugar num mundo mais sustentável. E esse lugar passa pelo Ponto Verde Lab.

Saiba mais aqui.