Arrancou a segunda edição do Projeto Promova, que volta a reunir este ano mais 30 mulheres de 20 empresas, com o objetivo de fomentar a promoção de talentos femininos com potencial de liderança a funções de gestão de topo nas empresas.

Uma iniciativa da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, que conta este ano com o apoio exclusivo de parceiros privados. Juntam-se a esta ação a Randstad, ANA – Aeroportos de Portugal, EDP e Sonae. A NOVA SBE volta a ser o parceiro para a área da formação, na qual foi desenvolvida um programa de um ano, que inclui módulos de formação executiva, sessões de coaching, onde é realizado um plano de desenvolvimento individual, e sessões de mentoria cruzada. No total, são 96 horas de formação executiva, complementadas com coaching, mentoria e um vasto leque de eventos de networking, entre as participantes e com líderes de topo.

José Miguel Leonardo, CEO da Randstad Portugal explica que a empresa “tem uma política ativa de promoção e defesa da diversidade e inclusão, na qual a igualdade de género é parte integrante. Queremos ser agentes ativos desta mudança e acreditamos que é através da aprendizagem ao longo da vida que conseguimos contribuir para o fim desta desigualdade”. E adianta: “O Promova vai ao encontro deste propósito e é com muito orgulho que integramos esta iniciativa, para que o número de mulheres em cargos de liderança seja no mínimo idêntico ao número de homens a ocupar estes lugares”.

Isabel Barros, Vice-Presidente da Comissão Executiva da CIP, Executive Board Member da Sonae MC e Presidente de Direção da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, vai liderar a segunda edição do Projeto Promova. A responsável nota que “a formação é o instrumento por excelência para capacitar e alterar comportamentos. Por isso, a implementação do Promova, que tem como objetivo específico acelerar a carreira das mulheres, é um grande passo no caminho para a igualdade. Está comprovado que a igualdade de género é um tema de negócio, pois equipas mais diversas são mais inovadoras e têm melhor performance”. Isabel Barros destaca ainda que: “Sabemos que a pandemia veio agravar as iniquidades, por isso temos de manter a consistência e aumentar o ritmo de mudança, pelo que iniciativas como o Promova assumem uma enorme preponderância não só pela capacitação das 30 mulheres, mas pelo efeito sistémico positivo que o seu empoderamento traz para as empresas e para a sociedade.”

As candidaturas ao Promova são realizadas de forma conjunta, por empresas e candidatas. Participam nesta edição o ActivoBank, Deloitte, EDP, EDP Global Solutions, EDP Inovação, Faurecia, Fidelidade, Introsys, Leroy Merlin , L´Oréal Portugal, Mautomotive, Medtronic, Microsoft, Norfin, Nova SBE, Randstad, Sonae, SONAE MC, Toyota , Whitestar Asset Solutions, Worten e Zippy.

No final da primeira edição do Projeto, 45% das participantes foram promovidas, sendo que 20% ascenderam ao board das empresas.