A BusinessEurope apelou ao reforço da política da UE para as pequenas e médias empresas na Europa, tendo divulgado o seu memorando “Setting ambitious goals for the future EU SME Policy”, fruto do intenso trabalho do seu Comité das PME e Empreendedorismo, onde participou ativamente a representante da CIP, Patrícia Gonçalves. Neste memorando, a BusinessEurope solicita à Comissão Europeia a adoção de novas iniciativas visando os seguintes objetivos estratégicos:

  1. Um enquadramento legal e administrativo moderno para as PME
  2. Conseguir um Mercado Único amigo das PME
  3. Apoiar a internacionalização das PME fora da UE
  4. Apoiar as PME na transformação digital
  5. Apoiar as PME nos seus esforços de inovação
  6. Melhorar o acesso das PME ao financiamento
  7. Melhorar o acesso das PME às qualificações, talentos e aconselhamento externo.

A BusinessEurope divulgou este memorando na Conferência “Quais as expetativas das PME em relação à futura política da UE para as PME”, que organizou no dia 19 de fevereiro, em Bruxelas, onde a CIP participou. Este evento proporcionou um debate vigoroso sobre os grandes temas da regulamentação, da economia digital e da internacionalização, com uma forte participação da Comissão Europeia – a Diretora-Geral Adjunta da DG Trade, Sandra Gallina e a Diretora da Competitividade das PME da DG Grow, Kristin Schreiber.

Na sua intervenção de abertura, o Director-Geral da BusinessEurope, Markus J. Beyrer, afirmou que “continua a ser necessário um enorme trabalho no reforço da política da UE para as PME. Por exemplo, as PME que pretendam expandir-se na Europa ainda enfrentam grandes obstáculos no Mercado Único, em particular nos contratos públicos. Por outro lado, as PME estiveram ocupadas a prepararem-se para a aplicação do Regulamento Geral de Proteção de Dados, mas agora deparam-se com a proposta de privacidade eletrónica da Comissão Europeia que, se aprovada na sua redação atual, contrariará este trabalho de preparação para proteger a privacidade dos consumidores”.

poise_pt2020_fse_bom