A empresa Siemens, associada da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, publicou um documento com as suas recomendações para o novo ciclo político europeu 2024-2029.

Mais de metade do recente plano de investimento global de 2 mil milhões de euros da Siemens está centrado na União Europeia (UE) – investindo em fábricas de alta tecnologia novas e existentes, bem como em laboratórios de inovação e centros de formação. A sua presença é verdadeiramente europeia, abrangendo os 27 Estados-Membros, com mais de 250 subsidiárias, incluindo fábricas e centros de investigação e desenvolvimento. Metade da força de trabalho da Siemens está localizada na UE, com 145.000 colaboradores que geram mais de um terço das receitas globais do grupo (correspondente a cerca de 27 mil milhões de euros em 2023).

Enquanto empresa global de tecnologia com sede e raízes na Europa, a Siemens, empresa tecnológica e com o maior número de patentes registadas na Europa, e mais de seis mil milhões de euros de investimento em R&D, desenvolveu um policy paper onde partilha o que deve ser a visão orientadora da europa para os próximos cinco anos. Guiada pelo lema “tecnologia com propósito “, a empresa promove na sua estratégia a digitalização, combinando o mundo virtual e real, como forma de assegurar a competitividade e a transformação dos pilares fundamentais da economia e da sociedade, caminhos fundamentais para alcançar a reindustrialização e o crescimento duradouro da Europa.

Para uma política industrial renovada: cinco alavancas interligadas e essenciais devem orientar a ação política da União Europeia, para incremento da competitividade e sustentabilidade:

  1. Dar prioridade à implementação, garantindo o cumprimento
  2. Manter a transição digital e verde uma prioridade
  3. Promover a capacidade inovadora da Europa
  4. Investir em áreas estratégicas de crescimento
  5. Atuar como parceiro da política comercial industrial europeia

Consulte o documento na integra aqui.

Foto: https://press.siemens.com/global/en