Pierre Gattaz e António Saraiva reuniram com representantes do Governo português e com membros das listas do PSD, PS e CDS às eleições europeias. 

O presidente da BusinessEurope – Confederação Europeia de Empregadores, Pierre Gattaz, e o presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, reuniram-se hoje, em Lisboa, com o Governo português e com candidatos portugueses às eleições europeias, para apresentarem propostas para que seja cumprida a ambição de um maior crescimento económico, de promoção do bem estar para os cidadãos e de defesa do ambiente.

“A Europa tem de aprofundar o mercado único e inovar para poder competir no novo quadro global, em que enfrenta dois poderosos blocos comerciais: os Estados Unidos e a China. Enfrentar os desafios que nos são hoje colocados passa pelo investimento na inovação e na qualificação e foram estas as ideias que quisemos sublinhar nestes encontros com o Governo português e com candidatos de partidos portugueses às eleições europeias”, afirmou António Saraiva.

“O projeto europeu trouxe-nos 70 anos de paz e prosperidade. Essa é uma grande conquista, mas já não é suficiente para os atuais desafios que enfrentamos. As empresas europeias acreditam que precisamos de uma União Europeia mais forte para conduzirmos e podermos moldar o processo de mudança de acordo com nossos valores. Temos de manter a nossa posição em a gigantes como os EUA e a China”, disse Pierre Gattaz.

“A UE deve investir fortemente na tecnologia digital, na inovação, na aquisição de competências e na economia circular. E temos de continuar a trabalhar para uma UE que seja economicamente coesa e socialmente inclusiva; uma Europa com oportunidades para todos os seus cidadãos”. Para alcançar esses objetivos, precisamos de mais Europa – não menos. Esta é a visão clara e comum dos milhões de empresários e empresas em toda a Europa que a BusinessEurope representa”, acrescentou.

Os presidentes da BusinessEurope e da CIP foram recebidos no Ministério da Economia e encontraram-se com responsáveis do PSD, do PS e do CDS. Nos encontros foi manifestada a preocupação com o desenvolvimento económico e político da União Europeia e apresentados o documento “A Europe with opportunities for all – A business ambition for 2030” – disponível aqui, da BusinessEurope, e “Prioridades da CIP – Por uma Europa Líder e que Avança” – disponível aqui, com as propostas da principal confederação patronal portuguesa para o próximo mandato do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia.

2019-04-30-gattaz-1   2019-04-30-gattaz-2

2019-04-30-psd-1   2019-04-30-cds

2019-04-30-ps-1