A deputada ao Parlamento Europeu, Margarida Marques organizou a conferência “Os benefícios dos Acordos Comerciais da UE para as PME em Portugal”, que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, no passado dia 17 de março.

O evento contou com a presença, como oradores convidados, da Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa e do Presidente da CIP, António Saraiva.

O referido evento, no qual o ISCTE apresentou o “Estudo de comércio internacional: os acordos comerciais e as empresas portuguesas”, contou, ainda, com a presença de  Eurico Brilhante Dias, Ex-Secretário de Estado da Internacionalização, Fernanda Ferreira Dias, da Direção Geral das Atividades Económicas do Ministério da Economia e do Mar, Henrique Carvalho, da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria e Carlos Carvalho, de Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), que comentaram preliminarmente o documento e partilharam a sua experiência nas suas respetivas áreas de atividade. O Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes, encerrou a sessão.

O Presidente da CIP salientou a importância dos acordos de comércio no âmbito da política comercial da UE e o efeito prático dos mesmos para a atividade das empresas, em especial para as PME, destacando os mais relevantes e apelando à sua urgente e efetiva ratificação e implementação.

Ainda e neste contexto, referiu que a excessiva e desproporcional regulamentação imposta às empresas pela legislação da UE não deveria prejudicar os potenciais benefícios dos acordos nem colocar em causa a competitividade interna e externa das empresas.