O projeto Living Lab Carbono-Zero de Matosinhos ganhou um Prémio Europeu de Promoção Empresarial (EEPA) na categoria “Apoio ao Desenvolvimento de Mercados Ecológicos e à Eficiência de Recursos”.

O projeto, uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Matosinhos e do CEiiA, um Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, prevê a criação de um bairro em Matosinhos onde os munícipes são recompensados por terem comportamentos de mobilidade que visam poupanças de emissões de CO2. As recompensas não são monetárias, mas créditos passíveis de utilização em serviços fornecidos pelo município.

No Living Lab de Matosinhos estão a ser testadas soluções tecnológicas inteligentes nas áreas da mobilidade, energia, ambiente e edifícios, com vista à criação de um bairro carbono zero.

Este é já o oitavo prémio EEPA atribuído a Portugal, desde que os prémio foram criados em 2005. A entrega dos prémios decorreu no âmbito da Assembleia das PME, um certame organizado pela Comissão Europeia e em que a CIP esteve presente, que teve lugar em Graz (Áustria) de 19 a 21 de novembro. O Presidente da CIP, António Saraiva, é membro do júri nacional dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial.