AIMMAP anfitriã da Sessão de Apresentação Pública de Portugal como País-Parceiro na HANNOVER MESSE 2022

No passado dia 20 de outubro, a sede da AIMMAP foi o palco da Sessão de Apresentação Pública de Portugal como País-Parceiro na HANNOVER MESSE 2022, uma sessão que foi transmitida em direto através dos canais de comunicação da AIMMAP, e que contou com cerca de 1200 espectadores, incluindo prestigiadas empresas nacionais e alemãs de diversos subsetores, bem como algumas entidades do sistema científico e tecnológico nacional.

Presidido por Aníbal Campos, este webinar ficou marcado pela participação do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital Pedro Siza Vieira, do Embaixador da Alemanha em Portugal Martin Ney, do Senhor Secretário de Estado da Internacionalização Eurico Brilhante Dias, do Presidente da AICEP Luís Castro Henriques, do Diretor das Relações Internacionais da Hannover Messe Marco Siebert, e do Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso Alemã Miguel Leichsenring-Franco.

Agradecendo e reiterando a enorme honra para a AIMMAP do convite que o Ministério da Economia e a AICEP dirigiram a esta associação para liderar a participação empresarial neste grande evento agendado para 2022, o Presidente da AIMMAP aproveitou para salientar que “não existem quaisquer dúvidas de que Portugal e a sua indústria fazem todo o sentido, e que a HANNOVER MESSE 2022 será uma oportunidade singular para Portugal se afirmar enquanto fornecedor altamente qualificado e privilegiado do mais importante mercado europeu e de uma forma geral se posicione no interior das mais sofisticadas cadeias de valor”.

Todos os intervenientes salientaram de forma assertiva que a participação de destaque que Portugal terá na edição de 2022 da HANNOVER MESSE, o mais importante evento industrial a nível mundial, é uma oportunidade que não se repetirá tão cedo, para que Portugal possa mostrar o melhor da sua indústria e o melhor daquilo que se faz a nível de inovação e tecnologia industrial, num palco mundial onde anualmente passam grandes grupos empresariais de clusters altamente sofisticados, que são seguramente potenciais clientes para a industria portuguesa.

Sem dúvida um lugar de destaque que muito prestigia o país e a sua indústria, e que como referiu Miguel Leichsenring-Franco, um protagonismo de que muito poucas economias mundiais se podem orgulhar.

E por isso, Pedro Siza Vieira aproveitou esta oportunidade para se dirigir às empresas nacionais, procurando encorajá-las a participar neste grande evento que se avizinha, onde “haverá um holofote especial sobre a representação portuguesa, sobre as empresas portuguesas. Encontrar clientes, encontrar parceiros para colaborar, perceber o que de melhor se faz no mundo, encorajar investidores a participarem nos esforços das empresas nacionais são algumas das oportunidades que esta edição de 2022 da Hannover Messe oferece às empresas portuguesas.

Este governante afirmou convictamente que Portugal tem tudo aquilo que é necessário para fazer com que a participação portuguesa nesta feira, seja um forte contributo para que possamos viver tempos de maior crescimento e desenvolvimento económico.

Como salientou Martin Ney, há uma histórica relação de cooperação entre a indústria alemã e a portuguesa, e esse peso histórico deverá potenciar as oportunidades que o atual contexto pandémico acelerou, baseadas na necessidade de relações mais próximas com toda a cadeia de valor e modelos de nearshoring.

Aliás, a este respeito Eurico Brilhante Dias reforçou que Portugal conta já com um curriculum interessante de fortes parcerias com grandes grupos empresariais de capital alemão como a SIEMENS, BOSCH, BMW, MERCEDES, Volkswagen, LEICA, entre outros, que encontram em Portugal não só o Know-How e expertise da força de trabalho, como também os parceiros certos capazes de conjuntamente criarem projetos robustos e sustentáveis. O Secretário de Estado da Internacionalização referiu ainda que uma mais forte aposta na cooperação entre estas duas economias nomeadamente em cenários extracomunitários, será determinante para reforçar a competitividade europeia.

Por sua vez, o Presidente da AICEP Luís Castro Henriques, destacou a importância da apresentação de Marco Siebert que de forma muito organizada e focada fez uma exposição da feira de HANNOVER MESSE, dimensionando esta oportunidade para Portugal como algo comparável com uma “Liga dos Campeões” para a indústria.

Luís Castro Henriques enfatizou que “com grandes oportunidades vêm grandes responsabilidades, e estamos perante uma oportunidade única que para ser bem capitalizada, tem de ser muito bem preparada”, sendo este o lema que motivou a escolha dos parceiros para esta organização, destacando o papel da AIMMAP como líder da organização empresarial, mas também da CCILA, e de outros parceiros como a COTEC.

Esta foi sem dúvida uma sessão muito esclarecedora e que se revelou um sucesso enquanto primeiro passo dado em grande cooperação, no sentido de uma eficiente mobilização das empresas nacionais para a participação neste evento de referência que terá lugar entre 25 e 29 de abril de 2022.

De referir ainda que a missão que envolve a participação de Portugal como País-Parceiro na HANNOVER MESSE 2022, começa desde já com todo o trabalho a ser desenvolvido junto da comunidade empresarial e com as inúmeras apresentações que terão lugar entre abril de 2021 e abril de 2022 e que levarão a indústria portuguesa aos quatro cantos do mundo.

No final todos partilharam da ideia destacada por Siza Vieira de que “Portugal faz Sentido e a HANNOVER MESSE faz todo o sentido para Portugal”, e foi assim que, imbuídos deste lema, os participantes na sessão, logo depois da realização da mesma, e juntando-se aos responsáveis da AIMMAP, promoveram algumas reuniões de trabalho preparatórias desta ambiciosa e exigente missão.

 

Fonte: AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos Metalomecânicos e Afins de Portugal