“Percebi uma enorme transformação do setor”, afirma João Neves, Secretário de Estado da Economia

O Portugal Home Week, evento internacional organizado pela Associação Portuguesa de Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) com o apoio institucional da AICEP Portugal Global, veio confirmar e consolidar a projeção internacional das empresas da Fileira Casa Portuguesa e gerar novos conhecimentos estruturantes para o setor, a nível nacional e internacional.

Nos dias 21 e 22 de junho, os maiores decisores internacionais da Fileira Casa Portuguesa puderam conhecer o melhor da produção nacional e assistir a um conjunto de palestras e debates com a participação de oradores como Ingrid Abramovitch, Diretora Executiva da ELLE Decor Nova Iorque, Jodie Ellis, COO da StyleRow, Jose Martos, CEO da Saint-Gobain Portugal, Mario Ortega, Diretor Executivo da BIMobject, Mário Ferreira, CEO do Grupo Nau, Pete Kercher, Embaixador da EIDD – Design for All Europe ou o Arquiteto Nuno Lacerda, assim como dos designers Rastislav Ceresna, Toni Grilo, Noé Duchaufour-Lawrence, Nicholai Wiig-Hansen e Gabriel Tan, entre muitos outros.

João Neves, Secretário de Estado da Economia, esteve presente na Sessão Solene de Abertura, onde destacou a transformação ocorrida no setor na última década, afirmando que “É uma transformação essencial num setor que muitas vezes era considerado tradicional, mas que se soube reinventar, a partir da qualidade dos seus produtos, da incorporação de conhecimento nos mesmos, de um design apurado, e que viu o esforço premiado pelos mercados mais sofisticados”

O Secretário de Estado da Economia abordou também o aumento do valor percebido da produção das indústrias do cluster, conseguido através da proximidade do Portugal Home Week ao coração da indústria, lembrando que a visita ao certame “não é apenas a este evento, mas porventura é também ao conhecimento direto que as instalações industriais podem permitir, para perceber que não apenas se faz produtos com uma boa apresentação, mas com as condições industriais que refletem essa mesma apropriação de capacidades e de conhecimentos.”

Contrariamente à habitual participação em eventos organizados noutros países, o Portugal Home Week permitiu trazer profissionais, prescritores e jornalistas internacionais diretamente à esfera de influência das empresas portuguesas.

Segundo Joaquim Carneiro, Presidente da APIMA, “É um imenso orgulho realizar um evento desta dimensão e impacto em Portugal. Percebemos, pelo entusiasmo dos visitantes, que o MADE IN PORTUGAL merece cada vez mais reconhecimento e procura a nível internacional, motivando a vinda a este certame de compradores e prescritores de dezenas de mercados, desde os mais tradicionais, aos emergentes.”

O evento contou com a presença de visitantes de países como os EUA, Canada, França, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Áustria, Bélgica e Países Nórdicos, entre muitos outros, que estiveram em contacto direto com as empresas nacionais.

João Dias, administrador da AICEP, considera que “Passados dois anos da primeira edição (em 2019), o Portugal Home Week está de volta debatendo as tendências e desafios que se colocam ao setor, mas, acima de tudo, mostrando aos clientes internacionais a qualidade e excelência do que se cria e produz na Fileira Casa em Portugal. As nossas empresas estão a conseguir combinar talento, design, arquitetura e arte com I&D, tecnologia e inovação de forma notável. Temos das melhores empresas do mundo neste setor.”

 A produção nacional

Foram várias as empresas portuguesas que promoveram no Home Show o que de melhor se faz em Portugal nas áreas do mobiliário, têxteis-lar, utilidades domésticas (cerâmica, cutelaria, loiça metálica, pequenos eletrodomésticos e vidros e cristais).

Entre elas, a AMR, AM Living, ACL, Salma, Sofalca, More Contract, Magyk, Colunex, Ducampos, Luís Silva, Fenabel, Wewood, Riluc, Pacheco’s, Damaceno, Classiribalta, Epoca, MAB, Insidherland, Dom Kapa, Paulo Antunes, Oia Design, Las Kasas, Frato, Cobermaster, Woodtale, AMS, A. Brito, Sofá Design, Duistt, S. Bernardo, Mooza, SERIP, Colmol, Aldeco, Glammfire, Suffa, Freixotel, Emotional Brands, Casa Magna, Belo Inox, Pombo, Serop, Spal, HMD, Flam&Luce, Azemad e Gansk.

 Debater para Crescer

Além dar a conhecer ao mundo o melhor da produção nacional, o Portugal Home Week permitiu ainda gerar sinergias e novos conhecimentos, capazes influenciar o futuro das indústrias da Fileira Casa Portuguesa.

O fórum de discussão Home Summit contou com 16 palestras e a participação de 58 oradores.

No painel “Internacionalização – América do Norte”, por exemplo, foi possível compreender quais as reais necessidades, tendências atuais e sub-mercados emergentes nos EUA, através das intervenções de Ingrid Abramovitch e Jodie Ellis, e as dificuldades de penetração nesse mesmo mercado percebidas pelas empresas nacionais, representadas por Miguel Paiva, Designer da Serip, e Isabel Cristina Torres, CEO da Mambo Factory, como a certificação de produtos.

Paralelamente à internacionalização, a sustentabilidade foi um dos temas em destaque no Home Summit.

No painel “Construção Sustentável”, interveio Jose Martos, CEO da Saint-Gobain Portugal, para abordar a importância premente da descarbonização na indústria da construção e da adoção de práticas de construção sustentável, como a construção leve ou a redução do consumo de energia através da melhoria da eficiência energética das habitações.

A atual crise energética é também um exemplo claro da necessidade de implementar mudanças neste setor, de acordo com Mario Ortega, Diretor Executivo da BIMobject, que assinalou a pressão que existe no setor da construção para dar resposta ao aumento da população e da urgência de fazê-lo de forma diferente, recorrendo à digitalização como um fator para a eficiência e sustentabilidade.

A segunda edição do Portugal Home Week marca o regresso do evento após uma pausa de dois anos causada pela pandemia de Covid-19.

Na próxima edição, em 2023, está prevista a participação de oradores como o designer Tom Dixon, Marcus Fairs, fundador da Dezeen, ou Ana Domingues, da Siemens Healthineers.

Fonte: APIMA