As principais associações da Região do Alentejo – NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora, NERAL – Núcleo Empresarial da Região do Alentejo Litoral, NERBE/AEBAL – Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral e NERPOR – Núcleo Empresarial da Região de Portalegre – promoveram, no passado dia 9 de fevereiro, uma reunião onde foram analisadas detalhadamente as propostas da CIP constantes do seu “Pacto Social”.

Nesta reunião, com mais de três dezenas de participantes, estiveram presentes inúmeras empresas, entidades públicas regionais e municipais e a Universidade de Évora.

Na sessão foi também analisado o resultado de um inquérito que obteve 75 respostas de empresas e outras entidades que se prenunciaram sobre os três eixos do Pacto Social (Crescimento, Rendimento e Simplificação), com uma avaliação valorativa das propostas concretas. O principal destaque foi dado à atração de investimento, adequação da formação profissional às necessidades regionais e ao reforço da sustentabilidade e aproveitamento dos recursos naturais, no que respeita ao Eixo “Crescimento”. Em sede de “Rendimento” as opções recaíram sobre a valorização das medidas relativas à habitação e à aplicação de uma única taxa de IVA de 6% a todos os produtos alimentares. Finalmente, e sobre o Eixo “Simplificação” as medidas consideradas mais relevantes foram: a criação de um programa “Simplex Empresas”, a simplificação e estabilidade legislativa e a simplificação e unificação nas comunicações entre as empresas e a administração em torno do IES.

Esta iniciativa foi realizada no contexto de preparação do congresso «Pacto Social. Mais economia para todos», iniciativa promovida pela CIP nos próximos dias 20 e 21 de fevereiro, no Edifício da Alfandega do Porto. A CIP fez-se representar pelo assessor da Direção de Inteligência Económica, Afonso Candal, enquanto a comitiva da Região do Alentejo foi liderada pelo presidente do NERE, Rui Espada.