Os resultados preliminares do inquérito de satisfação realizado à população sobre a recente época vacinal 2023-2024 revelam que a maioria dos portugueses (95%) concorda com o facto de as vacinas contra a gripe e contra a COVID-19 serem administradas nas farmácias, em colaboração com o SNS

Segundo o estudo realizado pela Spirituc-Investigação Aplicada, a proximidade e a rapidez são os principais motivos apontados para escolha da farmácia como local de vacinação. Cerca de 9 em cada 10 participantes, mais de 85% das pessoas vacinados em outro local que não a farmácia (centro de saúde, local de trabalho, casa ou outro), referiram que também aceitariam ser vacinados na farmácia.

No geral, a média de satisfação reportada foi de 4,77 contra a gripe, e de 4,76 contra a COVID-19 (numa escala de 1 a 5). De salientar que a satisfação global nesta época vacinal aumentou face à época vacinal passada (2022/2023), apesar desta já recolher uma satisfação muito elevada por parte dos participantes. Na atual época observou-se uma maior proporção de pessoas muito satisfeitas com a vacinação da gripe (77,9%) face ao ano anterior (50,7%), o que também se verificou no caso da vacinação da COVID-19 (77,4%) face ao ano anterior (47,6%).

A maioria da população refere estar globalmente Muito Satisfeita com a experiência de vacinação, permitindo concluir que a estratégia de alargamento da campanha às farmácias comunitárias, para a população com 60 ou mais anos, cumpriu os objetivos de promover uma maior acessibilidade, comodidade e adesão à vacinação.

O estudo será oportunamente divulgado na sua versão completa.

Fonte: ANF – Associação Nacional das Farmácias