A CIP – Confederação Empresarial de Portugal organizou no dia 30 de abril, em conjunto com a BusinessEurope e com a Confederação Nacional da Indústria do Brasil (CNI), sob os auspícios da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, o evento empresarial “O Acordo UE – Mercosul – Empresas brasileiras e da UE comprometidas com a sustentabilidade”. Veja a declaração empresarial aqui e poderá rever o evento aqui.

Na sequência de semelhante iniciativa organizada em novembro passado, este evento voltou a reforçar a importância do acordo UE-Mercosul, mas agora dando especial realce à sustentabilidade. O presidente da CIP relembrou os benefícios em termos estratégicos, no atual contexto mundial; o potencial económico da abertura comercial, de especial importância no pós-Covid-19; e uma garantia maior de que o crescimento e o maior emprego gerado com este acordo seriam sustentáveis. Afirmou ainda que se pretendia mostrar que crescimento e sustentabilidade não são antagónicos.

A sessão de abertura contou ainda com as intervenções de Mónica Messenberg, Diretora Geral da CNI, e Markus Beyrer, Diretor Geral da BusinessEurope.

Seguidamente,  Valdis Dombrovskis, Vice-Presidente Executivo da Comissão Europeia e Comissário para o Comércio internacional, enalteceu esta iniciativa empresarial em prol da implementação do Acordo e referiu os grandes benefícios económicos que podem advir do mesmo. No entanto, referiu também que a preocupação ambiental de algumas entidades e sociedade civil europeias levou à necessidade de garantir que as contrapartes do Mercosul estão igualmente empenhadas em contribuir para a sustentabilidade, antes de se proceder à ratificação.

De seguida, reuniu-se um painel constituído por representantes de empresas brasileiras e da União Europeia comprometidas com a sustentabilidade: Bayer AG, BASF, BRF, Scania, Klabin e finalmente a Salzburger Aluminium AG. Esse compromisso, foi demonstrado nas suas intervenções através de exemplos concretos de projetos e de estratégias empresariais para contribuir para o combate às alterações climáticas.

Na sessão de encerramento, Carlos Alberto Franco França, Ministro dos Negócios Estrangeiros do Brasil, demonstrou o compromisso que o Brasil sempre teve com a sustentabilidade ao longo dos 20 anos de negociações e que vigora no atual acordo. Por último, Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, destacou o papel de Portugal na promoção deste acordo, enfatizou os seus enormes benefícios e um apelo a que se avançasse na sua implementação, designadamente através da conclusão nas próximas semanas do instrumento adicional ao acordo sobre a sustentabilidade.