O Jornal Económico, na sua edição de 3 de agosto, cita, em manchete, as declarações do Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, quando diz que “o investimento no turismo não é sustentável”. Esta citação, fora do seu contexto integral, cria distorções de interpretação que nos cumprem esclarecer.

Desde logo, no próprio texto que acompanha a manchete do jornal, a sua direção escreve: “[António Saraiva] defende que a economia portuguesa não pode depender só de um setor”, claramente ciente da necessidade de contextualizar a citação com a qual faz manchete.

Com efeito, tal como é possível aferir no corpo da entrevista, o Presidente da CIP afirma a importância da economia portuguesa atrair investimento estrangeiro, investimento que necessita de ser sectorialmente diversificado: “A captação do investimento produtivo é um dos combates que temos que travar e não depender apenas deste ou daquele sector como, ultimamente, se está a verificar no turismo”.

O grande sucesso do setor em Portugal nos últimos anos, transformou o Turismo num dos principais setores geradores de emprego e crescimento da economia portuguesa e é necessário acautelar que outros setores sigam o seu exemplo, contribuindo assim para o fortalecimento da economia portuguesa, nomeadamente face a choques externos.

O setor do turismo enfrenta, bem como os restantes setores nacionais, riscos externos com potencial de impacto significativo na procura, o que reforça a necessidade da economia portuguesa diversificar os seus setores de atividade. Isso mesmo afirmou o Presidente da CIP, quando refere que não podemos estar apenas dependentes de um sector: “Temos que investir e atrair investimento produtivo, temos que atrair fábricas, temos que atrair investimento que traga valor acrescentado ao país, que, para além de criar emprego traga pagamento de impostos”.

Recorde-se ainda que, na sua última edição da revista Indústria, a CIP dedica a capa, bem como 12 páginas de reportagem, entrevistas e artigos de opinião, exclusivamente ao setor do Turismo, iniciativa que atesta a importância que a CIP reconhece a este setor para a vitalidade da economia nacional.

A entrevista integral do Presidente da CIP ao Jornal Económico por ser consultada aqui.