A CIP vem prestar tributo ao Dr. João Salgueiro, economista de excelência e homem de enorme visão estratégica perante os desafios políticos e económicos que Portugal enfrentou ao longo das últimas décadas.

Convicto defensor da economia de mercado, teve um papel preponderante para a criação de condições de funcionamento das empresas após a primeira década de democracia em Portugal. O seu papel no Governo liderado por Pinto Balsemão, constitui ainda hoje uma referência na defesa do normal e salutar funcionamento de uma economia aberta, onde o desenvolvimento económico assenta no dinamismo e empreendedorismo dos investidores.

Depois da destruturação do sistema económico português perpetrado pelo período conturbado do PREC, após uma dura e impiedosa intervenção do FMI para repor o trilho do jornal funcionamento de uma economia de mercado em Portugal, a sua ação enquanto governante consolidaria essa mesma transição.

As cerimónias fúnebres terão início na terça-feira, a partir das 17h30, na Basílica da Estrela. Na quarta-feira será celebrada uma missa às 15h15 e seguirá para o cemitério do Alto de São João pelas 16h00.

À família e amigos, a CIP apresenta as suas sentidas condolências.