Fundado em 1987, o NERBE – Núcleo Empresarial da Região de Beja – surgiu face à necessidade sentida, por um grupo de empresários do Distrito de Beja, da existência de uma estrutura que defendesse os interesses específicos da indústria regional. Em 1991, após alguns anos de intensa atividade e experiência acumulada como delegação da AIP, o NERBE passou a ser uma associação regional dotada de personalidade jurídica e em 1998 foi alterada a sua designação para NERBE/AEBAL – Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral.

Com sede em Beja, tem como missão, promover o desenvolvimento económico da região e, fortalecer o tecido empresarial do distrito de Beja, através do apoio e defesa dos interesses da atividade empresarial dos seus associados e da dinamização de projetos de melhoria do contexto e envolvente empresarial.

O NERBE/AEBAL tem como principais linhas de orientação a prossecução dos seguintes objetivos:

– Promover o estudo de todas as questões que se relacionem com os seus objetivos;

– Dinamizar a atividade associativa da região e incrementar o espírito de solidariedade e de apoio entre os seus associados;

– Contribuir para o desenvolvimento das empresas regionais e dos vários setores de atividade, essencialmente os considerados estratégicos para a região;

– Organizar e manter serviços de interesse para os seus associados, prestando adequada informação, apoio técnico e de consultoria, designadamente, na área de formação;

– Organizar certames, conferências, colóquios, cursos ou quaisquer outras manifestações que contribuam para a realização dos seus objetivos;

– Cooperar ativamente com entidades, públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, em tudo o que contribua para o harmónico desenvolvimento regional;

Para o desenvolvimento da sua atividade, o NERBE/AEBAL, criou cinco departamentos, tendo cada um deles diferentes atribuições.

a) Departamento de Iniciativa Empresarial, cujas principais atividades são a realização de candidaturas do NERBE/AEBAL a programas comunitários e o acompanhamento de projetos de investimento realizados pela Associação, ou por entidades terceiras, contratados ao NERBE/AEBAL, assim como o apoio aos empresários face às dificuldades com que se deparam na sua atividade.

b) Departamento de Desenvolvimento Regional, cujo objetivo é harmonizar o desenvolvimento económico com os investimentos estruturantes existentes na região. Neste contexto, o departamento atua ao nível dos projetos âncora, nomeadamente o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, o Aeroporto de Beja, a IP8, a faixa mineira existente no Distrito, o turismo, entre outros.

c) Departamento de Comunicação e Eventos, que realiza o levantamento, tratamento e disseminação da informação para o NERBE/AEBAL e para os seus Associados. Este departamento divulga projetos e iniciativas de interesse para a Associação, empresários e Região, alimenta os conteúdos do website do NERBE/AEBAL, tendo uma atuação transversal a todos os departamentos. Este departamento também é responsável pela organização dos eventos que a Associação desenvolve, quer individualmente, quer em parceria.

d) Departamento Administrativo/Financeiro, que presta o apoio administrativo e financeiro necessário ao bom funcionamento da Associação. O departamento tem também a responsabilidade de promover o aluguer dos diversos espaços (salas de formação, auditório, pavilhões), assim como a manutenção das instalações.

e) Departamento de Apoio ao Associado, cujo objetivo é encontrar formas de facilitar a vida empresarial dos Associados do NERBE/AEBAL. Para tal são estabelecidas parcerias estratégicas que justificam o benefício de ser sócio, nomeadamente para a prestação de serviços e/ou celebração de protocolos em áreas transversais a todos os sectores de atividade, que permitam um acesso a estes serviços por parte das empresas associadas, em condições preferenciais.

Eixos Estruturantes

Inovação

A inovação e o desenvolvimento tecnológico junto das empresas da região tem sido uma das prioridades do NERBE/AEBAL. Desta forma a Associação tem vindo ao longo dos anos a desenvolver atividades, projetos e iniciativas com o objetivo de promover e incrementar a implementação de inovação no tecido empresarial regional. Neste âmbito encontra-se o NERBE/AEBAL completamente comprometido com instituições de I&D da Região de forma a lhe transmitir as necessidades sentidas a nível de tecnologia por parte das empresas e a facilitar a incorporação de conteúdos técnicos e tecnológicos no processo produtivo do tecido empresarial regional.

Empreendedorismo

No âmbito do apoio ao empreendedorismo o NERBE/AEBAL tem vindo a apoiar o surgimento de novas ideias de negócio e na constituição de novas empresas. No âmbito deste eixo estratégico a Associação tem vindo a desenvolver projetos nos últimos anos junto da comunidade empreendedora, quer junto das escolas da região. Também no âmbito deste eixo o NERBE/AEBAL, desde 2010 disponibiliza um Ninho de Empresas, constituído por 5 espaços de incubação e sala de reuniões partilhada. Ainda no âmbito da temática do Empreendedorismo e sendo também transversal ao eixo da Inovação, a Associação apresentou ao programa operacional regional do Alentejo uma candidatura para construção de um Centro de Incubação de Base Tecnológica, consubstanciado numa parceria com os Centros de Investigação localizados em Beja (IPBeja, CEBAL e COTR), que aguarda aprovação.

Internacionalização

Este eixo estratégico assumiu-se como de estrema importância para o NERBE/AEBAL, pois é no âmbito deste eixo que a Associação mais projetos tem vindo a desenvolver na última década. Realça-se assim projetos postos em prática com outras Associações Regionais congéneres como o NERE e NERPOR. Os projetos de internacionalização levados a cabo pelo NERBE/AEBAL têm tido como principal foco incrementar o volume de vendas internacional do tecido empresarial da região, assim como iniciar o processo de exportação para empresas que ainda não iniciaram a sua atividade de internacionalização. Salienta-se também a atividade de atração de investimento para a área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva levada a cabo pela Associação em parceira com a EDIA, SA.

Salienta-se que para além da atividade realizadas no âmbito dos eixos estruturantes o NERBE/AEBAL conjuntamente com todos os atores regionais tem vindo a defender não só o desenvolvimento da região Baixo Alentejo e Alentejo Litoral (a sua área de intervenção) mas do Alentejo como um todo, porque acredita que só desta forma se consegue uma região forte, prospera e capaz de contribuir para o desenvolvimento de Portugal.