A CIP participou num evento organizado pela BusinessEurope sobre o mercado único que contou com a presença do Vice-Presidente da Comissão Europeia Jyrki Katainen, bem como de oficias dos Estados-Membros, instituições europeias, organizações empresariais, a Confederação Europeia dos Sindicatos (ETUC), e a Organização Europeia do Consumidor (BEUC), entre outros.

Markus J. Breyner, Diretor-Geral da BusinessEurope, salientou que a União Europeia necessita de um mercado único com uma política de concorrência mais forte para poder competir a nível mundial e conseguir enfrentar os desafios que se encontram na agenda da União Europeia, nomeadamente a nível do novo contexto do comércio mundial e adaptar-se ao desenvolvimento tecnológico.

Os participantes trocaram opiniões sobre a ambição de um Mercado Único sem barreiras, justo e que esteja preparado para o futuro e como assegurar regras que tragam benefícios para todos.

O evento destacou a necessidade de “levar a sério” a criação de condições equitativas e ideias de como tornar a implementação e a aplicação mais eficazes, transparentes e uniformes.

Esta conferência foi um contributo para uma discussão aprofundada sobre a futura agenda do mercado único.