Entre 13 de março e 30 de junho de 2020 mais de um milhão de embalagens de bebidas em plástico, a uma média diária de 9.561 unidades, foram entregues nas 23 máquinas de recolha automática que integram o projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo, Todos Ganham. Ganha o Planeta!”.

O balanço deste projeto foi assinalado numa cerimónia que ocorreu no dia 24 de julho, na loja Continente das Antas, no Alameda Shop & Spot, no Porto, uma das grandes superfícies comerciais abrangidas pelo projeto, e que contou com a presença da Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa.

Na sessão foram dados a conhecer outros indicadores positivos do projeto-piloto. Até ao final de junho foram devolvidas 1 051 871 garrafas de plástico, que totalizam cerca de 28 toneladas de plástico PET, que será encaminhado para reciclagem para incorporação em novas garrafas. Do total de embalagens de bebidas em plástico devolvidas nas grandes superfícies aderentes ao projeto-piloto, 71% das embalagens tinham capacidade acima de 0,5 litros e até 2 litros. O valor acumulado de garrafas de plástico devolvidas em junho representa um aumento de 65% comparativamente ao valor acumulado até maio.

“Quando do Velho se Faz Novo, Todos Ganham. Ganha o Planeta!” é o mote desta iniciativa que incentiva os cidadãos a adotarem comportamentos sustentáveis para que o material recolhido seja reciclado e incorporado como matéria-prima na produção de novas embalagens.

Toda a informação sobre este projeto-piloto pode ser consultada em www.dovelhosefaznovo.pt

Fonte: APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição
Foto: LinkedIn APED