‍A Primeira Pedra 2016/2022, que inaugurou no passado mês de Junho no Museu Nacional dos Coches, recebeu a visita de 78.449 pessoas, de junho até ao final de novembro de 2022, numa demonstração do interesse e atenção de um público variado pela pedra Portuguesa, pelo design, pela arquitetura e pelas artes plásticas contemporâneas. A exposição deveria ter terminado em setembro mas dado o seu sucesso está patente até ao dia 22 de janeiro de 2023.

Dividindo-se entre a praça exterior e o interior do museu, a exposição apresenta uma experiência curatorial desafiante e inovadora, estabelecida na relação entre a cultura contemporânea e um acervo histórico de grande importância em Portugal e no mundo. As obras que a integram dialogam ainda de forma surpreendente com a arquitetura de Paulo Mendes da Rocha, autor do edifício do Museu Nacional dos Coches, e com o público que as descobre, permitindo, muitas delas, uma interação rara e estimulante.

Se ainda não visitou a Primeira Pedra 2016/2022 não perca a oportunidade de descobrir  esta exposição composta por 76 obras originais em pedra portuguesa desenhadas por 36 autores – artistas, arquitetos e designers – de 14 nacionalidades distintas. Produzidas pela indústria de extração e transformação de pedra em território nacional,  as peças da exposição Primeira Pedra 2016/2022 expressam uma dinâmica apaixonante entre criadores, as múltiplas pessoas e empresas que as produziram e um material milenar e sustentável.

A Primeira Pedra 2016/2022 pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 18h. Na praça do museu a visita é gratuita e as obras podem ser vistas todos os dias; para conhecer a parte da exposição exposta no interior do museu é necessário adquirir bilhete de entrada.

Fonte: ASSIMAGRA