O V Fórum Ibero-Americano das Micro, Pequenas e Médias Empresas, que decorreu em Lisboa, entre 14 e 15 de novembro, com a organização da CIP, o CEIB (Conselho de Empresários Ibero-Americanos), SEGIB (Secretaria-Geral Ibero-Americana) e a FIJE (Jovens Empresários Ibero-Americanos), contou com a participação de mais de 300 especialistas de toda a região.

Durante os dois dias foram debatidos os grandes desafios para as empresas: a sustentabilidade, a digitalização, o comércio, a inovação e a internacionalização.

O primeiro dia decorreu à porta fechada, na Casa da América Latina, com reuniões de trabalho entre os representantes públicos de PME e representantes de organizações empresariais, oriundos de quase todos países da ibero-américa. Os temas incidiram sobre o comércio intraregional na região ibero-americana e a transformação digital das PME.

O segundo e último dia foi uma sessão pública, igualmente produtiva, no Centro Cultural de Belém. Foram apresentadas, em primeira mão, as conclusões do mais extenso inquérito PME, realizado por organizações e instituições empresariais da Ibero-América e no qual participaram mais de 2.200 empresas de 22 países ibero-americanos.

Na abertura da sessão, o destaque foi para a relevância das PME no tecido empresarial da região. António Saraiva referiu: “Tradicionalmente, as relações com o país, comerciais e de investimento, têm estado ligadas ao Brasil, mas há hoje uma oportunidade histórica para aproximar Portugal, América Latina e Caribe”.

Também o Secretário-Geral da SEGIB, Andrés Allamand, lembrou que: “70% do emprego na Ibero-América é gerado por micro, pequenas e médias empresas. Por isso, este Fórum é tão importante, porque estamos a falar do maior empregador da nossa região”.

Ademais, a importância da realização do V Fórum e dos seus efeitos foi referida pelo Presidente da CEOE, Antonio Garamendi, sublinhando: “Todo o trabalho que estamos a desenvolver em Lisboa fará parte dos contributos que levaremos ao XIV Encontro Empresarial Ibero-Americano, que se realizará em março do próximo ano no âmbito da Conferência Ibero-Americana -Cúpula Americana de Chefes de Estado e de Governo da República Dominicana”.

Em seguida, o Ministro da Economia e Mar de Portugal, António Costa Silva, defendeu que: “É necessária a construção de espaços geoeconómicos integrados e a região da ibero-américa é fundamental no cenário atual para responder a bloqueios no comércio internacional”. A integração regional, um dos temas da intervenção da Ministra de Comércio Exterior da República Dominicana, Vilma Arbaje, foi também mencionado pela representante da OCDE, Annalisa Primi, que realçou: “As cadeias de valor devem ter em conta, cada vez mais, a integração regional e promover fornecimentos de fácil alcance geográfico”.

A apresentação dos resultados do inquérito PME foi o ponto de partida para os três painéis que se realizaram durante a tarde.

Foram trocadas experiências sobre o desenvolvimento das PME através de políticas públicas ou a forma como o comércio servir de motor para a retoma do crescimento através de iniciativas que identifiquem oportunidades nas cadeias de valor. E sobre os desafios da transformação digital nas PME como impulsionador da produtividade. Um debate moderado por, Armindo Monteiro, vice-presidente da CIP que destacou os compromissos da Confederação Empresarial de Portugal: “A CIP tem dois objetivos estratégicos para o seu posicionamento face ao Digital: contribuir para preparar as empresas (lideranças e trabalhadores) para as atuais disrupções tecnológicas e trabalhar com todo o ecossistema (público e privado) para gerar na economia um ambiente favorável ao aproveitamento das oportunidades de modernização e competitividade que a oportunidade da transição digital proporciona.”

De seguida, o ex-Ministro da Economia, Augusto Mateus, que é um profundo conhecedor da economia portuguesa, percorreu na sua intervenção não só a economia portuguesa, mas a mundial, sublinhando incongruências que entende existirem atualmente. Como exemplo, mencionou a utilização de conceitos vagos, amplamente utilizados hoje em dia, como “transformação digital”. Palavras que, em seu entender, sem ações nada representam.

Por fim, o encerramento do V Fórum Ibero Americano das PME foi protagonizado pelo Secretário de Estado da Economia, João Neves.