Foram recentemente divulgados pela BusinessEurope os resultados de um estudo que confirmam as nossas preocupações de que, no cenário global muito competitivo de hoje, onde a velocidade é de importância estratégica, os longos e complexos processos de licenciamento industrial prejudicam a transformação verde e digital das empresas e a competitividade global da UE.

Para 83% das empresas inquiridas, a complexidade e a duração dos processos de licenciamento são um obstáculo ao investimento na Europa. Relatam vários desafios na comunicação com as autoridades públicas – rapidez e falta de coordenação – bem como complicações e incerteza em torno das regulamentações nacionais e da UE, sendo que

A maioria das empresas entrevistadas considerou que o clima de investimento na Europa era pior do que nos Estados Unidos e na Ásia e as três principais causas são os custos de energia, a regulamentação excessiva e a morosidade dos procedimentos de autorização.

“A indústria da UE precisa da sua «licença para se transformar» rapidamente. A reforma do licenciamento industrial em toda a UE deve estar no topo da agenda durante o próximo ciclo da UE”, afirmou o Presidente da Business Europe.

As três principais medidas sugeridas pelas empresas para melhorar e acelerar o licenciamento da UE foram:

  • Fixação de prazos para concessão de licenças pelas autoridades (86%);
  • Melhoria da comunicação entre empresas e autoridades (82%);
  • Permitir o início antecipado dos projetos/construção (79%).

Estes resultados foram obtidos com a obtenção de dados e informações de 240 empresas de 21 Estados-membros sobre as suas experiências em processos de licenciamento.

Pode fazer o download dos resultados aqui.