A maioria das empresas prevê manter em 2024 o mesmo volume de negócios deste ano, apesar de temer que a instabilidade política nacional, a conjuntura internacional e a quebra do consumo possam influenciar negativamente a atividade económica.

Estes são alguns dos principais factos a destacar no inquérito que a AEP dirigiu às empresas para aferir do estado da atividade empresarial e do qual obteve perto de mil respostas.

O presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro, falou à RTP sobre os resultados deste inquérito, não escondendo que as empresas estão “na expectativa” sobre o que 2024 pode trazer. As taxas de juro, a elevada carga fiscal e a dificuldade em contratar trabalhadores qualificados estão também entre as preocupações do tecido empresarial. Apesar de todas estas dúvidas, a maioria das empresas (59%) acredita que conseguirá, pelo menos, manter um volume de negócios idêntico ao deste ano, enquanto 30% calcula que haverá uma melhoria e apenas 11% estima uma redução neste campo.

Saiba mais aqui.

Fonte: Newsletter Portugal Empresarial – AEP – Associação Empresarial de Portugal