A REN – Redes Energéticas Nacionais organizou um Open Day REN sob o tema “O Talento não tem Género”. A iniciativa, dinamizada pelos trainees REN, juntou cerca de 100 alunos de diversas instituições de ensino da zona de Lisboa nas instalações da REN em Bucelas e Sacavém, em dois dias distintos.

Com a igualdade do género em destaque, a desmistificação das áreas da engenharia como uma opção profissional apenas ou maioritariamente masculina foi a mensagem principal deste dia que a REN promove, pelo terceiro ano consecutivo, ao abrigo do Programa Nós, programa de bem-estar interno, e em linha com o Plano Estratégico de Igualdade de Género REN.

O 3º Open Day REN mostrou aos participantes não só que a engenharia não tem género, mas também o que faz a empresa, e contou com visitas à estação de gás, subestação de eletricidade e centros de despacho de gás e eletricidade. Com o intuito de desafiar os participantes, o Open Day contou ainda com diversos desafios, em formato peddy-paper, que testaram os conhecimentos adquiridos durante o dia e fomentaram o trabalho em equipa.

A iniciativa, que aliou aprendizagem ao espírito competitivo, foi um sucesso junto dos mais novos e reforçou a ideia de que as áreas de engenharia são um caminho para ambos os géneros.

Em associação com o Open Day REN, foi desenvolvida uma exposição de “Engenharia no Feminino” que retrata, de forma simbólica e através de vários rostos da empresa, o que é ser engenheira num setor ainda maioritariamente masculino, aquilo que é o seu dia-a-dia, o que as motiva e inspira na sua profissão.

Fonte: REN