Uma rede social, dedicada aos profissionais da moda portuguesa que trabalham no exterior, mas que também está aberta a todos os que interessam por esta indústria “made in Portugal”, está a ser desenvolvida no âmbito do projeto Fashion From Portugal 4.0, que a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal está implementar e que se concluirá no final do próximo mês de setembro.

Partindo da constatação de que um crescente número de portugueses ocupam lugares de destaque nas maiores marcas de moda e casas de alta-costura internacionais, muitos deles há vários anos sem contacto com Portugal e com a realidade atual da indústria têxtil, vestuário e moda portuguesa, a criação de uma rede social, assente na plataforma LinkedIn, irá permitir criar uma comunidade extensa, dinâmica, em permanente crescimento e atualização, que terá acesso a informação especializada sobre o sector, assim sobre as instituições e as empresas que o compõe, permitindo reestabelecer laços e potenciar negócios entre os utilizadores.

A Indústria Têxtil e Vestuário portuguesa é, hoje, bem diversa daquela que existia há dez ou vinte anos atrás, pois está assente essencialmente numa proposta de valor, de que o moderno “private label” é o melhor exemplo, para lá da especialização em produtos de moda de alta gama e de alta tecnicidade. Por isso, é indispensável promover mais e melhor a novel excelência do “made in Portugal”, especialmente junto de decisores à escala internacional, em que a ligação emocional a Portugal pode constituir uma inexplorada mais-valia e que urge ser cuidada.

Fonte: ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal