A CIP participou na reunião do Comité de Assuntos Industriais da BusinessEurope de 14 de maio onde o convidado Mark Nicklas, Chefe de Unidade “Política de Inovação e Investimento para o Crescimento” na DG da Comissão Europeia, Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME (DG GROW) fez uma exposição sobre os trabalhos em curso que apoiarão a definição da estratégia industrial da UE e a sua ligação, nomeadamente, com o orçamento da UE a longo prazo, o Mercado Interno e a Inovação. Os relatórios do High Level Industrial Roundtable (“Industry 2030”) e do Fórum Estratégico de Projetos Importantes de Interesse Europeu Comum (IPCEI), no qual é importante a participação das empresas interessadas em cada uma das cadeias de valor já selecionadas (Nota 1), deverão estar disponíveis no final de junho. Seguiu-se um período de perguntas e respostas.

Os membros do Comité discutiram, em seguida, a forma como poderiam contribuir, durante o corrente ano, para o debate sobre a estratégia industrial da UE. O Conselho Europeu de 22 de março convidou a Comissão “a apresentar, até ao final de 2019, uma visão de longo prazo para o futuro industrial da UE, acompanhada de medidas concretas.

Em matéria de energia e clima foram transmitidos os resultados da publicação do documento que foi preparado pela BusinessEurope durante quase 1 ano, com a participação da CIP, “European Business views on a competitive energy and climate strategy”, divulgado em 29 de abril, que teve grande divulgação nos media de alguns países.

 

Nota 1
No EU Industry days (5 e 6 de fevereiro), foram anunciados os títulos das 6 cadeias de valor selecionadas pelo fórum estratégico do IPCEI:
  1. Connected, clean and autonomous vehicles
  2. Smart health
  3. Low-carbon industry
  4. Hydrogen technologies and systems
  5. Industrial Internet of Things
  6. Cyber-security”
Estas cadeias de valor vão complementar as iniciativas já em curso para fortalecer as seguintes cadeias de valor: baterias; microeletrónica e computação de alto desempenho.  

 

Para mais informações contactar Manuela Gameiro – manuela.gameiro@cip.org.pt

poise_pt2020_fse_bom