No seu Economic Outlook, relatório que contou com a contribuição da CIP, a BusinessEurope prevê, no cenário de base, uma queda do PIB da União Europeia de 7,9% em 2020, seguida de uma recuperação de 5,8% em 2021. Esta previsões apontam para que, no final de 2021, a economia esteja a funcionar apenas um pouco abaixo do nível pré-crise.

Markus J. Beyrer, Diretor-Geral da BusinessEurope declarou que “a nossa análise mostra que, ao garantir a combinação de políticas correta, incluindo um estímulo fiscal coordenado em toda a União Europeia, focado particularmente em investimento favorável ao crescimento, podemos ajudar a um regresso mais rápido da produção aos níveis pré-crise, proteger mais empregos e reduzir os danos a longo prazo no ecossistema empresarial”.

O relatório chama a atenção para o facto da profundidade da recessão e da força da recuperação subsequente poderem diferir consideravelmente entre os Estados-membros, dependendo da intensidade e duração das restrições que foram impostas. As diferenças setoriais, incluindo a maior dependência do turismo internacional em alguns Estados-membros, também afetarão o dinamismo da recuperação.

O relatório constata que, na União Europeia, o estímulo por meio medidas com impacto orçamental direto tem sido relativamente pequeno em relação às economias do G7, como EUA, Japão e Alemanha, concluindo que “precisamos urgentemente de um estímulo orçamental coordenado da União Europeia que corresponda à dimensão verificada noutras economias do G7”.

Conheça aqui o documento na íntegra.