A Confederação Empresarial de Portugal (CIP), a Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE), a Câmara de Comércio e Indústria Luso Espanhola e a Câmara de Comércio e Indústria Hispano-Portuguesa, emitem comunicado conjunto.

Em virtude da grave situação do setor energético europeu, agravada pela invasão russa da Ucrânia, a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), a Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE), Câmara de Comércio e Indústria Luso Espanhola e a Câmara de Comércio e Indústria Hispano-Portuguesa, declaram o seu apoio a todas as ações que os Governos de Espanha e Portugal venham a empreender para melhorar, o mais rapidamente possível, as interligações de gás e eletricidade da Península Ibérica com a França e, portanto, também com o resto da União Europeia, incluindo possíveis melhorias no funcionamento dos mercados da eletricidade e do gás.

Os investimentos para melhorar estas interligações sofreram um atraso significativo nos últimos anos, especialmente no que diz respeito às interligações elétricas através do Golfo da Biscaia e às interligações de gás através do gasoduto Midcat através dos Pirenéus Catalães. Estas circunstâncias mudaram significativamente. As interligações dos sistemas de gás da Península Ibérica e França são agora essenciais para a segurança do abastecimento do mercado europeu de gás natural e serão essenciais no âmbito da futura rede europeia de partilha de gases renováveis, em particular o hidrogénio verde. O seu maior desenvolvimento permitiria a utilização da capacidade de regaseificação das oito centrais existentes na Península Ibérica, e otimizar a capacidade de armazenamento de gás existente em Espanha e Portugal.

Ainda no domínio do sistema elétrico, o aumento da capacidade de interligação da Península Ibérica com a França impulsionaria decisivamente a importante capacidade de produção renovável da Península Ibérica e o seu contributo para os objetivos globais do Pacto Ecológico Europeu, contribuindo assim para um melhor funcionamento tanto do mercado ibérico da eletricidade (MIBEL) como do mercado do gás (MIBGAS).

O desenvolvimento destas infraestruturas beneficiaria o resto da União Europeia, podendo representar uma alternativa significativa ao abastecimento de gás natural da Rússia, bem como fornecer gases renováveis como o hidrogénio verde ou o biometano.

Esta declaração é também transferida para a Comissão Europeia, o Conselho Europeu, o Parlamento Europeu e a Associação Europeia de Empregadores “BusinessEurope”.