A Comissão Permanente de Concertação Social (CPCS) reuniu a 09 de dezembro para preparar o Conselho Europeu de 10 de dezembro.
No decorrer da reunião, a CIP manifestou sérias preocupações com o novo acordo comercial UE – Reino Unido e com a falta de acordo relativamente ao novo quadro financeiro plurianual e ao programa EUNext Generation. A Confederação defendeu que é necessário assegurar que as próximas etapas deste processo serão aceleradas, tendo a presidência portuguesa um papel determinante neste processo.
A CIP chamou também a atenção para a recomendação da OCDE, que defende que os apoios atualmente existentes não sejam abandonados antes de a recuperação das empresas estar firmemente em curso.
Por fim, a CIP salientou a importância do desenvolvimento de uma estratégia industrial credível e da criação de um mecanismo de ajuste fronteiriço de carbono, como ferramenta complementar às medidas existentes contra o risco de fuga de carbono, previstas no regime de Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE).